Posse responsável

A posse responsável engloba o conjunto de procedimentos que visam o bem estar do animal adotado durante toda sua vida.
Diretrizes básicas:
1) Espaço Físico: Todo animal, necessita de um espaço mínimo onde possa viver com qualidade de vida. Antes de adotar, verifique se o espaço para ele destinado é adequado.
2) Alimentação: Tanto cães como gatos necessitam de alimentação de boa qualidade para prevenir doenças relacionadas à nutrição inadequada. Rações muito baratas devem ser evitadas, pois geralmente não atendem às necessidades nutritivas do animal além da possibilidade de provocar alguns tipos de enfermidades.
3) Cuidados Médicos: Um animal é um ser vivo, e portanto, sujeito à doenças ou ferimentos que necessitam de tratamento médico veterinário. Considere esta possibilidade ao adotar um animal.
4) Animal não é brinquedo: É uma criatura viva, que da mesma forma que os humanos, sente dor, frio, fome, medo, depressão, etc. Além disto, tanto cães como gatos, possuem um a vida média de 12 anos. Isto é muito diferente de um bicho de pelúcia, o qual pode ser guardado no armário quando você já estiver enjoado de brincar com ele.
5) A vida não tem preço: Para cada animal que se compra, quatro ou cinco morrem de fome, abandono ou doenças. Caso queira um animal de estimação, não tenha pressa, pois na sua cidade, no seu bairro, na sua rua, ou até mesmo no seu quintal, você o encontrará e ele também te encontrará.
Não compre animais,
Não venda animais,
Não incentive este tipo de comércio,
Adote um sobrevivente do holocausto animal.
6) Reprodução: Cães e gatos são animais muito férteis, reproduzindo-se  em uma velocidade muito elevada. Uma cadela pode produzir duas ninhadas anuais com uma média de 10 filhotes por ninhada. Já uma gata pode produzir quatro ninhadas por ano com uma média de 5 filhotes por ninhada. Esta elevadíssima taxa de natalidade tem provocado uma superpopulação de difícil controle. A maioria acaba morrendo por atropelamento, doenças, abandono, fome, envenenamento, crueldade humana, afogamento, eutanásia, etc. Reduza a superpopulação, esterilizando seu animal de estimação!
Algumas vantagens da esterilização (castração)
- Fêmeas não entram no cio!
- Machos menos brigões!
- Fêmeas não atraem mais os machos!
- Machos param ou reduzem a marcação de território!
- Redução no risco de câncer nas fêmeas!
- Fêmeas não "desaparecem" de casa na época do cio!
- Acaba o problema para doação das ninhadas!
- Redução na superpopulação abandonada!