Super dicas para gatófilos

MUDANÇA DE CASA
Atenção, os gatos são animais extremamente territoriais e tem mantido este instinto desde o tempo em que viviam nas florestas, bem longe dos humanos. Por esta razão deve-se tomar alguns cuidados com os bichanos durante a mudança de residência. O procedimento básico para uma mudança segura é o seguinte:
(1) Prenda o bichano(s) antes de iniciar a mudança
(2) Transporte o bichano(s) trancado até chegar na nova residência
(3) Não solte o bichano(s) assim que chegar na nova casa
(4) Prenda o bichano(s) em alguma peça da nova casa, tal como: quarto, dispensa, banheiro, etc. Verifique antes se não existem pontos de fuga, tais como: furo no teto, janelinhas, venezianas, etc.
(5) Mantenha o bichano(s) preso até que ele se acostume com o novo território e o tempo para isto depende da personalidade do gato. Gatos muito mansos levam de 2 a 4 dias para reconhecer o novo território, porém gatos mais ariscos podem levar até 15 dias para fazer este reconhecimento. Não o libere enquanto você não notar que ele já se encontra bem ambientalizado com a nova moradia, pois caso contrário, ele tentará voltar para a casa anterior. 

 ************************************************

CAIXINHA DE AREIA
material => bandeja de plástico
dimensão (para 2 gatos) =>comprimento= 50 cm, largura = 30 cm., profundidade = 10 cm
A dimensão ou o número de caixinhas pode variar dependendo do número de gatos que vão utiliza-la(s).
Como usar:
- Adicione areia de gato suficiente para cobrir de forma uniforme toda a área da caixinha com uma profundidade de aproximadamente 2 centímetros.
- Remoção das fezes pode ser feita manualmente (use luvas) ou com auxílio de pequena pá.
- Remoção da urina deve seguir o seguinte procedimento
     (a) Incline a caixinha em aproximadamente 45 graus para que a areia seca escorra para a lateral.
     (b) Com auxílio de uma pequena pá, remova completamente o "torrão" molhado com urina que fica aderido ao fundo da caixinha.
     (c) Descarte este torrão de forma adequada (não jogue no vaso sanitário!).
     (d) Adicione mais um pouco de areia nova para repor aquela que foi descartada e espalhe novamente a areia pelo fundo da caixinha.

   ****************************************************

BANHO
Os gatos geralmente odeiam tomar banho e não suportam odores diferentes (como perfumes) em seu corpo. Na verdade, não se deve dar banhos desnecessários ou aplicar perfumes em gatos. Para mante-los sempre limpos e evitar a queda de pelos pela casa, basta escova-los 2 vezes por semana. Quase todos  gostam deste procedimento, o qual remove os pelos velhos que estão prestes a cair. Isto também evita que estes pelos velhos sejam engolidos durante seus habituais banhos de lingua.
Atenção: Algumas vezes os banhos são necessários para tratamento de saúde sob prescrição de médico veterinário. 

PULGAS
Quando você notar a presença destes insetos repugnantes em seu bichano só existe uma solução eficiente para o problema: Limpeza do ambiente. Isto porque, a maioria das pulgas em seus vários estágios de desenvolvimento, encontram-se espalhadas pelo ambiente e não no corpo do animal propriamente dito.